gamedesire

Brasília

gamedesire - Embrapa faz oferta pública de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste

Os novos clones apresentam elevada produtividade de borracha

Produtores de mudas de seringueira inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) têm mais uma oportunidade de adquirir hastes dos clones selecionados pela Embrapa Cerrados (DF) para o Centro-Oeste brasileiro, com produtividade média anual acima de 2 mil kg/ha de borracha seca – cerca de 26% superior à média dos materiais mais plantados na região. 

Os produtores devem manifestar o interesse nos lotes até às 17h da próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, enviando e-mail para [email protected], com o assunto “Oferta de seringueira 22/23” e com as informações solicitadas neste documento, que entre outras orientações também apresenta a quantidade de lotes disponíveis de cada clone e o número máximo de lotes que cada interessado pode adquirir.

São ofertadas hastes de planta básica dos clones a PB 291, PB 311, PB 312, PB 314, PB 324, PB 350, PB 355, PC 119, PC 140, OS 22, RRIM 713, RRIM 901, RRIM 937 e RRIM 938. Ao todo, serão disponibilizados mais de 500 lotes de 10 metros de hastes cada, ao valor de R$ 20 o lote.

A Embrapa contemplará os produtores por ordem de recebimento dos e-mails até o esgotamento dos lotes. Eles serão comunicados por e-mail, para que possam ser iniciados os trâmites de aquisição das hastes. 

Benefícios 

A borracha natural é um produto estratégico para o desenvolvimento nacional, uma vez que as indústrias de pneumáticos e artefatos de borracha dependem de importações de mais de 60% da borracha natural consumida em seus produtos. De acordo com a Embrapa, o aumento da produtividade dos seringais poderá propiciar a diminuição dessa dependência por meio do plantio de clones com maior potencial produtivo que os utilizados atualmente. 

Os novos clones apresentam elevada produtividade de borracha e são indicados para cultivo nas regiões do estado de Goiás e Distrito Federal em que foram testados e em outras com condições edafoclimáticas semelhantes, com período seco bem definido.

Aberta temporada de feiras rurais apoiadas pela Emater-DF

Produção de seringueira

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o Sudeste e o Centro-Oeste são, hoje, as principais regiões produtoras de borracha do país. São Paulo é o maior produtor, com 249,3 mil toneladas, seguido por Minas Gerais, que tem 28 mil toneladas, e Goiás, com 25,9 mil toneladas.  

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do gamedesire Brasília e receba notícias em tempo real.

gamedesire Mapa do site