betano

Tempo

betano - Fim do bloqueio atmosférico deve levar chuva para o Sudeste e Centro-Oeste

No entanto, segundo a previsão do tempo, os volumes previstos não são muito significativos e nem atingem todos os estados

Ainda com o avanço da frente fria, o Rio Grande do Sul encontra mais tempestades pela frente. A previsão é para mais um dia de tempo instável, com chuvas fortes, temporais e ventania. A precipitação alcança agora Santa Catarina e o leste do Paraná, já que a frente fria chega até a altura da costa catarinense. Chove também no Espírito Santo e o Rio Grande do Norte, com risco de temporais isolados e altos acumulados no litoral da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e também na costa norte do Ceará até o Amazonas, por conta da Zona de Convergência intertropical, a ZCIT com altos volumes no nordeste do Amazonas e Roraima. Enquanto isso, o tempo fica aberto no Matopiba e o Paraná, com risco de baixa umidade e aumento nos focos de queimadas.

Algumas áreas de milho segunda safra de Mato Grosso já estão há mais de 30 dias sem chuva significativa e a Aprosoja do estado já diminuiu a expectativa de produtividade. Situação semelhante vivem outras lavouras do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil por conta da atuação de um bloqueio atmosférico que impede o avanço das frentes frias do Sul. O fim deste bloqueio já tem data marcada: a partir do dia 3 de maio. O problema é que os volumes previstos não são muito significativos e nem atingem todos os estados.

Ainda segundo a previsão do tempo, o restante da semana será marcado por sol e muito calor no Sudeste, Centro-Oeste e Paraná e tempo extremamente instável no Rio Grande do Sul, numa típica característica de bloqueio atmosférico, com as frentes frias concentradas na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. A chuva na região Sul continua até meados da semana que vem, com risco de tempestades severas. A partir da próxima quarta (4), a temperatura despenca no Sul com o avanço de uma massa de ar frio, com previsão de geadas nas serras catarinense, gaúcha e planalto do Paraná.

betano Mapa do site