Double

Double - Carrefour participa de desafio de inovação para criação de alimentos capazes de regenerar a natureza

DESIGN CIRCULAR

Double - Carrefour participa de desafio de inovação para criação de alimentos capazes de regenerar a natureza

Iniciado no ano passado, o programa atraiu mais de 140 inscrições de empresas de alimentos e bebidas

supermercados - agencia brasil - capa
Foto: Arquivo/Agência Brasil

ODesafio O Grande Redesenho de Alimentos, promovido pela Fundação Ellen MacArthur, ganhou um novo apoiador de peso: o Grupo Carrefour Brasil. Essa jornada de inovação visa criar produtos alimentícios que regenerem a natureza, adotando os princípios do design circular de alimentos.

Iniciado no ano passado, o Desafio atraiu mais de 140 inscrições de empresas de alimentos e bebidas, marcando uma fase de aprendizado e desenvolvimento de produtos em conformidade com os preceitos da economia circular. Avançando para a segunda fase, 168 ideias de produtos estão prontas para a etapa de produção, recebendo suporte não apenas da Fundação Ellen MacArthur, mas também do recém-chegado Grupo Carrefour Brasil.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Double no WhatsApp!

Ao longo da fase de produção, o Grupo Carrefour Brasil desempenhará um papel fundamental, oferecendo feedback construtivo sobre os produtos e realizando conversas individuais com os participantes para alinhar as propostas às expectativas do varejo. Com o objetivo de selecionar um grupo de produtos bem-sucedidos, a empresa planeja conceder espaço gratuito em suas prateleiras por seis meses aos escolhidos.

Essa parceria estratégica reflete o compromisso do Grupo Carrefour Brasil com a proteção da biodiversidade e sua visão de transformar a cadeia de produção alimentar para uma abordagem regenerativa. A colaboração com a Fundação Ellen MacArthur oferece uma oportunidade tangível de cocriação, buscando iniciativas de impacto na produção alimentar.

Luisa Santiago, diretora executiva da Fundação Ellen MacArthur na América Latina, destaca a importância dos varejistas, como o Grupo Carrefour Brasil, no apoio ao Desafio. Essa colaboração é crucial para tornar os produtos resultantes acessíveis e integrados ao cotidiano dos consumidores.

No contexto brasileiro, diversas ideias inovadoras, aprovadas para a fase de produção, incluem propostas como uma bebida à base de plantas da Puravida, a “Tirinha Amazonika” da Amazonika Mundi, feita a partir da fibra do caju e ingredientes amazônicos, e cookies de maçã e canela da Native, cultivados com práticas regenerativas e farinha de semente de uva reciclada.

O Desafio O Grande Redesenho de Alimentos destaca o potencial das empresas de alimentos e varejistas em influenciar positivamente o sistema alimentar, contribuindo para a preservação e restauração da natureza. O modelo de design circular de alimentos oferece uma abordagem sustentável para a criação de produtos alimentícios, enfrentando desafios ambientais significativos.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Double no Google News.

Sair da versão mobile
Double Mapa do site