Eye of Cleopatra

NATUREZA EM FÚRIA

Eye of Cleopatra - Tsunami meteorológico atinge litoral de Santa Catarina e provoca pânico

Fenômeno raro e difícil de ser previsto aconteceu neste sábado, fazendo o mar invadir a faixa de areia, alcançando carros e imóveis

tsunami meteorológico em Laguna, Santa Catarina
Foto: Defesa Civil/SC

Vídeos compartilhados em redes sociais neste fim de semana mostram um “tsunami meteorológico” que atingiu a praia do Cardoso, em Laguna, no litoral sul de Santa Catarina.

As imagens (veja as postagens mais abaixo) mostram ondas repentinas e volumosas avançando sobre a praia neste sábado (11), por volta das 16h.

A água encobre rapidamente a faixa de areia, atingindo carros estacionados no local e um restaurante à beira mar.

Testemunhas afirmam que o tsunami fez o nível da água a subir até 3 metros em alguns pontos da praia.

O que é tsunami meteorológico

tsunami meteorológico em Santa Catarina
Foto: Defesa Civil/SC

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o fenômeno conhecido como tsunami meteorológico geralmente ocorre atrelado a algum sistema atuando na região. A meteorologista Nicolle Reis afirma, em vídeo publicado em rede social do órgão catarinense, que não havia previsão de mar agitado para sábado na região.

“No entanto, uma linha de instabilidade avançou sobre a região, provocando rajadas de vento e uma queda brusca de pressão, fazendo com o mar avançasse em direção à costa”, disse ela.

As linhas de instabilidade, conforme explicação da Defesa Civil, são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas, que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia.

Quando esse fenômeno ocorre, a altura da onda é amplificada, atingindo alguns metros em minutos, o que provoca uma subida rápida de maré, podendo ocasionar ressaca e inundações costeiras.

O alcance da inundação depende da inclinação da praia e da presença ou não de dunas. Em praias quase planas e voltadas para o quadrante sul, como o ocorrido em Laguna, a inundação pode alcançar dezenas a centenas de metros nas áreas costeiras, informa o órgão catarinense.

Eye of Cleopatra Mapa do site